segunda-feira, 12 de maio de 2014

Crônica

    Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "Cronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor, publicada em uma seção habitual do periódico, nela são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.               

Crônica Descritiva

É caracterizada pela linguagem conotativa, particularizada e com uma captação impressionista, ou seja, é a descrição de seres animados e inanimados, transmitido sempre de uma maneira dinâmica.

Crônica Narrativa

Pode ser definida como uma história em que há personagens, cenários e um conflito. Além disso, deve possuir introdução, clímax e conclusão. São textos experimentais e pessoais, permitindo que o escritor expresse sua criatividade. A necessidade de um conflito ou enredo é essencial para que um texto seja definido como uma crônica narrativa.

Crônica Dissertativa

Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" - em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo". Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

Crônica Narrativa-descritiva

Quando um texto alterna momentos narrativos com flagrantes descritivos, temos uma abordagem narrativo- descritiva. Dessa forma, as ações detêm-se para que o leitor visualize, mentalmente, as imagens que a sensibilidade do autor registra com palavras. O que se observa no texto assim qualificado é a predominância da sucessão de ações sobre as inserções descritivas.

Crônica Humurística

Deve ter algo que chame a atenção do leitor assim como um pouco de humor. É sempre bom ter poucos personagens e apresentar tempo e espaços reduzidos. A linguagem é próxima do informal. Visão irônica ou cômica de fatos apresentados. É uma crônica muito próxima do conto. Procura basicamente o riso, com certo registro irônico dos costumes.

Crônica Lírica

Apresenta uma linguagem poética e metafórica. Nela predominam emoções, os sentimentos (paixão, nostalgia e saudades ), traduzidos numa atitude poética.

Crônica Poética

Apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.

Crônica Jornalística

Apresentação de noticias ou factos baseados no cotidiano. é um gênero híbrido que se caracteriza por relatar de maneira ordenada e detalhada certos fatos ou acontecimentos. Da mesma forma que um ensaio ou os posts de um blog, a crônica é um texto de não-ficção e é bastante utilizada em jornais e internet. Por isso, as crônicas jornalísticas são escritas em um estilo adequado, para captar um público amplo que busca uma informação completa acerca de um fato narrado.

Crônica Histórica

Busca sempre relatar a realidade social, política ou cultural, avaliada pelo autor quase sempre com um tom de protesto ou de argumentação.

Crônica Metalinguística

É quando o autor escreve sobre o próprio ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.

Crônica Reflexiva

Reflexões filosóficas sobre vários assuntos. Apresenta uma reflexão de alcance mais geral a partir de um fato particular. Projeta sua interioridade sobre a realidade que está a sua volta, interpretando-a e registrando-a através de conjecturas, inferências e associações de ideias.

Crônica Comentário

É um texto cujo foco principal é a interpretação do autor sobre um determinado assunto, num ponto de vista quase jornalístico. Predominam as impressões críticas, com ironia, sarcasmo ou humor. 

sábado, 10 de maio de 2014

Gênero argumentativo dissertativo

Dentro da dissertação podem existir descrições, narrações, comparações etc. E também a interferência do autor por meio de digressões e parênteses explicativos, como exemplo obra Os Rougon-Macquart do escritor naturalista Émile Zola.
     Comumente o texto dissertativo escolar é composto por 3 partes:
     Introdução, apresentação da ideia principal de acordo com o tema.
     Desenvolvimento, a parte onde desenvolve-se o argumento.
      Conclusão, o resumo das ideias discutidas, o resultado final.

Carta


     É um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor.É necessário que se utilize uma linguagem adequada com o tipo de destinatário e que durante a carta não se perca a visão daquele para quem o texto está sendo escrito.
      Dependendo do leitor há até mesmo tratamentos específicos, no caso de autoridades como o papa (Vossa Santidade), o juiz, o presidente, entre outros.
      Há algumas características que marcam esse tipo de texto:       
      Local e Data
      Vocativo
      Corpo do texto
      Despedida
      Assinatura

segunda-feira, 24 de março de 2014

Rússia


Ø Curiosidades
A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.
Ø Aspectos Culturais

Em termos culturais (educação, literatura, teatro, cinema, etc.), a Rússia ultrapassa muitos países graças à grande quantidade de escritores, dramaturgos, cineastas, pintores entre outros. Sendo a Rússia o maior país do mundo, é de notar a grande variedade de obras literárias, peças teatrais, monumentos, peças musicais, etc. Destacam-se grandes compositores, escritores, dramaturgos, músicos entre outras personalidades ligadas à cultura.
teatro russo 
 Ø Clima
A Rússia é atravessada por quatro climas; ártico, subártico, temperado e subtropical. A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. As temperaturas no inverno chegam a 40 aos 50º C negativos, às vezes chegando aos 60º C graus negativos ou até menos... A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos.
O Verão na Rússia também é variável de região a região registrando temperaturas médias de 25 °C, mas chega a ventar muito em São Petersburgo, fazendo 13º... Em certos casos extremos, já houve dias em que se registrassem temperaturas superiores a 45 °C.
Ø Vegetação
A Rússia possui vegetação diversificada (figura 5) por causa de seu imenso território:

 Floresta de Coníferas (pinheiros), em altas latitudes, nas regiões frias da Rússia, como a Sibéria.
Tundra, vegetação rasteira, formada de liquens e musgos que aparecem na zona próxima ao círculo polar Ártico. Crescem nos alagados na primavera e verão. Durante o inverno fica encoberta pelo gelo.
Pradaria, composta basicamente de capim, aparece em regiões da Rússia, de clima temperado continental.
Ø População

A Rússia é um país multiétnico. É habitado por mais de 143 milhões de pessoas pertencentes a mais de 100 etnias, entre as quais russos, tártaros, tchuvaches, tchuktchas, bachkires, itelmenis, mordvas, tchetchenos, inguches... Aliás, não tem sentido continuar essa lista até o fim. Os Russos compõem a maioria com mais de 80 por cento da população.Cada povo possui sua própria língua, suas praxes e tradições, sua história e cultura. Essa diversidade rica define a fisionomia do nosso Estado multinacional, suas particularidades e, claro, seus problemas.

 Ø Alimentos Típicos




Geralmente, o café da manhã é mais reforçado do que aqui no Brasil. Além do café e do chá, é bastante comum o consumo de ovos, panquecas, sanduíches e cereais cozidos.O almoço costuma ocorrer mais tarde do que no Brasil, em torno das 14h. É uma refeição mais consistente e inclui três pratos, iniciando pela sopa. Depois, vem uma carne (ou peixe), normalmente acompanhada de um carboidrato (massa, batata ou cereais cozidos) e salada.
Para finalizar, uma sobremesa com chá, suco ou caldo de frutas. Não é muito comum o consumo de refrigerantes. Normalmente, o jantar geralmente acontece entre 19h e 20h, incluindo apenas o segundo prato.Apesar de não ser grande sucesso no Brasil, a gastronomia da Rússia e da Ucrânia possui uma grande variedade de ingredientes e sabores, com uma preparação muito cuidadosa, misturando o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos picantes ou de digestão pesada, mas a mistura de sabores agridoces é bem diferenciada. Veja a seguir alguns pratos tradicionais do país.
Ø História em Copas do Mundo

13 Jogos, 10V 0E 3D (SG: 73-45)Média de gols marcados: 5,62/J.   Média de Gols Sofridos: 3,46/J2. Vitórias Consecutivas 2 Jogos sem Perder. Última Derrota: 2013-08-09 vs Itália 5-6 (a.p.) (desde então: 2V 0E).Última Vitória: 2013-08-11 vs Portugal 8-3Rússia marcou gols em 13 jogos Rússia sofreu gols em 13 jogos 13 Jogos consecutivos marcando gols 13 Jogos consecutivos sofrendo gols Perdeu apenas 2 dos últimos 11. Jogos Venceu 9 dos últimos 11 Jogos Melhor série de vitórias: 6 Jogos (entre 2010/08/29 vs Suíça 7-3 e 2012/08/25 vs Polônia 6-3)Melhor série semperder: 6 Jogos (entre 2010/08/29 vs Suíça 7-3 e 2012/08/25 vs Polônia 6-3).
Ø  Significado das cores da bandeira russa.
A Bandeira Nacional da Federação da Rússia é retangular e constituída por três faixas horizontais iguais – branca em cima, azul no meio e vermelha em baixo. A correlação da lar­gura e comprimento da bandeira é de 2:3.

Desde os tempos antigos a cor vermelha simbolizava na Rússia a coragem e o amor, azul - a lealdade e pureza moral, branca – a magnanimidade. A bandeira tricolor – branca, azul e ver­melha.
Ø Rússia